Licenciado em Direção Musical pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus, estudou com Anton de Beer, Edgar Saramago, John Roos, Vianey da Cruz, Jean-Marc Burfin, Peppe Prates, Vasco Pearce de Azevedo, José Luís Borges Coelho, Ivo Cruz, António Vassalo Lourenço e Ernst Schelle.
arturpinhomaria@gmail.com
Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica do Centro, de coros académicos e de coros regionais, tendo ainda dirigido, como Maestro convidado, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte, a Orquestra op. 21, a Orquestra Espoarte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Filarmonia de Gaia, a Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia e mais recentemente a Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade e a Orquestra Inês de Castro da Associação Ecos do Passado (Coimbra).
Entre 2015 e 2020 foi assistente convidado do Departamento de Música da Universidade do Minho. Das gravações editadas, destaca-se a primeira gravação integral dos cadernos I e II de “Fernando Lopes Graça – Canções Regionais Portuguesas” (2007) e a primeira gravação em CD/DVD da obra Requiem Inês de Castro, de Pedro Macedo Camacho.
Atualmente, é maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Coro do Porto de Aveiro, do Orfeão de Vale de Cambra e do Orfeon Académico de Coimbra, orientando ainda diversos cursos de direção coral e masterclasses de técnica vocal.
Foi fundador e Presidente da Associação Ecos do Passado (2012-2018) na qual fundou o Coro Sinfónico Inês de Castro. Desde 2012 é o curador das sucessivas oito edições do Ciclo de Requiem de Coimbra. Como Diretor Artístico lidera uma equipa de músicos profissionais que atualmente são ensaiadores de Naipe, a soprano Leonor Barbosa de Melo, a contralto Leonor Abrunheiro, o tenor Ricardo Vicente e o baixo João Barros.